Voltar para Home
Home A Empresa Assinatura Wiki Basevis Novidades Seu Sonho? Contato
     
 

 
Novidades
Pensando no futuro
Artigos em geral
Links para análise
Reflorestamento
Opinião
Documentos e Contratos
Eventos
 
 
  Pensando no futuro

Soluções empresariais para um planeta sedento
Por: Richard Branson em The New York Times

Quando você pode andar até uma torneira sempre que quiser e servir-se de um copo de água limpa e fresca, é difícil acreditar que uma das maiores oportunidades de negócios do século 21, e uma das melhores oportunidades para as empresas recompensarem a sociedade, está no fornecimento de água doce.

Mas a demanda global por água aumentou seis vezes no último século, enquanto a população quadruplicou. Se essa tendência continuar, nossos atuais recursos e infraestrutura não serão suficientes para suprir a demanda. Enquanto a indústria global de água está diversificada e, em termos de capital empregado, se situa a par com as indústrias de petróleo, gás e eletricidade, não atraiu muito investimento privado. Está na hora de os empresários e líderes empresariais se envolverem, porque encontrar soluções criativas para esses desafios vai exigir não apenas grande liderança política e pesquisa inovadora, mas uma transformação da própria economia.

A percepção de plenitude é apenas uma ilusão: a maior parte da água potável da Terra está congelada nas calotas polares, presa no solo ou em lagos inacessíveis no subsolo; somente 1% de toda a água doce está disponível para as pessoas beberem e usarem. Na maior parte, as fontes de água com que contamos - lagos, rios, represas e subsolo - são renovadas pela chuva e a neve. Nosso uso deve ser sustentável na teoria, mas em alguns casos já cruzamos o limite e estamos esgotando essas fontes. A ONU estima que até 2050 mais de 60% da população mundial não terão água para beber e cozinhar.

Se você é um empresário que pretende fazer diferença em sua comunidade ou sociedade, este é um setor que você deveria considerar. Com tantas pessoas necessitadas e desafios diferentes enfrentados em cada região, existem possibilidades ilimitadas de inovação: novos e melhores meios de suprimento, entrega, reciclagem e tratamento. A área relacionada de conservação da água afeta todos os aspectos da vida, desde como as pessoas preparam seu café ou chá matinal a como as companhias fabricam produtos.

Os novatos no mercado podem ter uma visão longa quando planejarem sua estratégia - podemos confiar que haverá demanda por novos produtos eficientes de fornecimento de água durante muito tempo. Segundo as atuais estimativas da indústria, o setor vale hoje US$ 450 bilhões em receitas por ano. Com a China e a Índia crescendo rapidamente, os gastos mundiais nesse recurso provavelmente aumentarão nos próximos 25 anos para cerca de US$ 1 trilhão por ano, segundo nossas análises na Virgin.

Um dos desafios é encontrar um modelo de pagamento que permita a uma empresa entregar água por um custo mínimo ou de graça. Felizmente, existe uma longa história de parcerias público-privadas nesse setor. Considere o modelo montado por Vestergaard Frandsen, o fabricante suíço de LifeStraw, um filtro inovador que torna potável até a água mais suja. Trabalhando em colaboração com o governo do Quênia, a VF está fornecendo de graça para 4 milhões de pessoas filtros de água grandes o suficiente para famílias inteiras usarem, juntamente com redes contra mosquitos e testes de Aids. A empresa também está substituindo gratuitamente os filtros quando eles se gastam - aproximadamente a cada três anos. Como os beneficiados pelo LifeStraw normalmente ferveriam a água, causando poluição e liberando carbono na atmosfera, a VF está recebendo créditos de carbono, que depois vende para empresas poluidoras.

Na Virgin, colocamos um dedo na água através de nosso Fundo Verde, apoiando a Seven Seas Water, uma empresa de dessalinização que projeta, constrói, instala e opera usinas de água em todo o Caribe e as Américas. Nosso objetivo é produzir um suprimento de água de baixo custo, seguro e confiável.

A dessalinização é apenas um nicho na indústria da água, mas, como muitas outras áreas, oferece oportunidades ilimitadas de inovação, pois muitas tecnologias hoje utilizadas são antiquadas e ineficientes. Há pouco tempo os custos de energia para produzir água doce da água salgada superavam os benefícios. Enquanto os avanços tecnológicos mudaram isso, as empresas de dessalinização continuam competindo para desenvolver processos mais econômicos e que poupem energia.

Esse ímpeto por eficiência é importante para todas as empresas em todas as indústrias. Para que nossas companhias continuem se expandindo e prosperando, precisamos aprender a viver com os meios de nosso planeta. Para começar, examine cada processo em sua empresa e pergunte: como podemos conservar, reutilizar e reciclar? Você não apenas vai reduzir suas pegadas de carbono e água, como provavelmente economizará dinheiro.

Está na hora de encontrarmos uma nova maneira de criar riqueza preservando o planeta. O crescimento econômico deve significar que existe ar limpo, água doce e alimento suficiente para todos. Uma mudança nessa escala exige o envolvimento de todos nós. Qual é a sua solução?

Richard Branson

O megaempresário inglês é criador do grupo Virgin, que tem 200 companhias em mais de 30 países, incluindo a empresa aérea de baixo custo de mesmo nome


Tradução: Luiz Roberto Mendes Gonçalves

Cadastre-se e receba mais informações
| Home
| A Empresa
| Como Assinar
| Wiki Basevis
| Novidades
| Seus Sonhos?
| Cadastrar Oportunidade
| Política de Privacidade
| Contato

Copyright © 2010 Basevis Investimentos Ltda. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Alguns Internet Studio